Especialistas recomendam retomada do uso de máscaras em ambientes fechados. Vamos nos precaver!
Orientação foi feita pela Secretaria de Vigilância em Saúde. Média móvel de casos positivos teve aumento de 120%
O Ministério da Saúde voltou a recomendar a utilização de máscaras devido ao novo avanço da Covid-19. Nós, Professores, assim como nossos colegas da Saúde, sofremos muitas perdas de profissionais para a doença. A Diretoria da APOS entende a seriedade com a qual o assunto deve ser tratado, por isso reforça as orientações de diversos especialistas para a retomada do uso da máscara. A medida deve ser tomada principalmente em ambientes fechados.
Conforme nota técnica divulgada pelo órgão, na semana epidemiológica entre 6 e 11 de novembro foram notificados 57.825 casos e 314 óbitos em decorrência do vírus. Segundo a Pasta, a média móvel no período ficou em 8.448 casos diários, representando um aumento de 120% em relação à semana anterior, com 3.834 notificações.
EXEMPLOS
Devido ao aumento de casos da Covid-19, algumas instituições de ensino no País decidiram restabelecer a adoção de medidas sanitárias contra o novo Coronavírus. Foi o caso de três escolas públicas em Santo André, São Caetano do Sul e São Paulo. Elas precisaram suspender as aulas presenciais para evitar que a doença se espalhasse. Retomando, portanto, o sistema de ensino remoto.
Determinaram o retorno do uso obrigatório de máscaras nas escolas:
- Londrina (PR);
- Aguaí (SP);
- Diadema (SP);
- e Serra Negra (SP).
Confira abaixo os depoimentos de especialistas sobre o tema. As falas foram apresentadas ao jornal “Correio Braziliense”.
Jonas Brant, epidemiologista e Professor da Universidade de Brasília
“O aumento de casos neste momento já era esperado, porque a gente suspendeu as medidas que atuavam para tentar a redução da transmissão. Com isso, há uma redução dessa força de contenção, e o vírus ganha espaço.”
Marcelo Gomes, coordenador do Boletim InfoGripe da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)
“Existe a recomendação de que as pessoas que fizerem o autoteste e tenham resultado positivo busquem atendimento, até para ter as orientações adequadas e para a própria notificação de casos, que é feita pelo profissional de saúde. Mas a gente sabe que isso, infelizmente, não vai ser a rotina.”
Hemerson Luz, infectologista
“Esse teste tem um grande objetivo que é isolar as pessoas que estejam com sintomas brandos, ou mesmo assintomáticas, que encontram resultado positivo e vão evitar contato com outras pessoas. Como a grande maioria de quem faz esse autoteste precisa de uma comprovação do diagnóstico e uma avaliação médica para apresentar no trabalho ou na escola, acredito que essa subnotificação não seja tão relevante.”
Seis razões para voltar a usar máscara que podem ajudar a conter nova onda de Covid-19:
1 – Aumento de casos e internações;
2 – Doença ainda é grave para alguns grupos;
3 – Crianças nas escolas e sem vacina;
4 – Tempo frio e aglomerações em locais fechados;
5 – Baixa cobertura de reforço vacinal;
6 – Liberação de eventos e festejos.