APOS destaca importância da Campanha Janeiro Branco, especialmente aos Professores
É crucial começar o ano e o ano letivo com uma mente saudável. Neste primeiro mês do ano é realizada a Campanha Janeiro Branco, com o tema “Saúde Mental enquanto há tempo! O que fazer agora?“. 2024 também marca uma década da ação iniciada por Leonardo Abraão, psicólogo e presidente do Instituto Janeiro Branco. O movimento nasceu em 2014, em Urbelândia, Minas Gerais, e rapidamente ganhou visibilidade nacional e internacional, recebendo apoio tanto de instituições públicas quanto privadas.
Há muitos anos lutamos para garantir um ambiente escolar saudável e digno aos Professores de Osasco. Esta é uma reivindicações sempre presente nas reuniões junto aos trabalhadores e com os representantes da Administração Municipal. Manter a mente em equilíbrio é crucial no enfrentamento dos desafios diários, especialmente para os Professores. Seu bem-estar mental está intrinsecamente ligado à sua capacidade de oferecer uma educação de qualidade e de lidar com o ambiente escolar.
Os cuidados com a saúde mental têm ganhado reconhecimento da Organização Mundial da Saúde (OMS) e estão ocupando um lugar cada vez mais central nas discussões do bem-estar social e individual. De acordo com a OMS, o Brasil é o país mais ansioso do mundo (9,3%) e o segundo maior das Américas em termos de depressão (5,8%).
A atenção à saúde mental no início do ano letivo é um investimento não só na qualidade do ensino, mas também na qualidade de vida de toda a comunidade educacional. Sendo assim, a importância da adoção de hábitos saudáveis contribui para a melhora da qualidade de vida (física e mental), especialmente aos Professores.