Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres | A APOS está nesta luta!
A cada 10 minutos, em 2023, um parceiro íntimo ou um familiar tirou intencionalmente a vida de uma mulher. A crise da violência de gênero é urgente.
Globalmente, segundo dados das Organizações das Nações Unidas (ONU), 85.000 mulheres e meninas foram mortas intencionalmente em 2023. Desses homicídios, 60% (51.000) foram cometidos por um parceiro íntimo ou outro membro da família. Isso equivale a 140 mulheres e meninas mortas todos os dias por seus parceiros ou parentes próximos, ou seja, uma mulher ou menina assassinada a cada 10 minutos.
REFLEXÃO
Neste 25 de novembro, o mundo se une para lembrar a importância de lutar contra a violência de gênero e promover a igualdade a todas as mulheres. O Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres é uma data de reflexão e ação, um convite para que cada um de nós se envolva na construção de uma sociedade mais justa e respeitosa.
A APOS, enquanto entidade que representa MILHARES DE PROFESSORAS do serviço público, reafirma seu compromisso na luta pela eliminação de todas as formas de violência contra as mulheres. A violência doméstica, o assédio moral e sexual, a desigualdade salarial e a discriminação ainda são realidades que afetam milhões de mulheres, tanto no Brasil quanto no mundo.
É urgente o Estado, a sociedade e as instituições se empenharem na construção de um ambiente seguro e igualitário. Que possamos ampliar as políticas públicas de proteção, garantir o acolhimento e a assistência às vítimas e, acima de tudo, promover uma cultura de respeito, empoderamento e igualdade.
A APOS está ao lado de todas as mulheres. Chega de violência! Vamos trabalhar juntos pela construção de um futuro sem opressão e com liberdade.